OXALÁ
é o detentor do poder procriador masculino. Todas as suas representações
incluem o branco. É um elemento fundamental dos primórdios, massa de ar e massa
de água, a protoforma e a formação de todo o tipo de criaturas no AIYE e no
ORUN. Ao incorporar-se, assume duas formas: OXAGUIÃ jovem guerreiro, e OXALUFÃ,
velho apoiado num bastão de prata (OPAXORÓ). OXALÁ é alheio a toda a violência,
disputas, brigas, gosta de ordem, da limpeza, da pureza. A sua cor é o branco e
o seu dia é a sexta-feira. Os seus filhos devem vestir branco neste dia.
Pertencem a OXALÁ os metais e outras substâncias brancas.
Na
África, todos os Orixás relacionados com a criação são designados pelo nome
genérico de Orixá Fun Fun. O mais importante entre todos eles chama-se Orixalá
(Òrìsanlà), ou seja, o grande Orixá, que nas terras de Igbó e Ifé é cultuado
como Obatalá, rei do pano branco. Eram cerca de 154 Orixás Fun Fun, mas no
Brasil e na Europa a quantidade reduz-se significativamente, sendo que dois,
Orixá Olùfón, rei de Ifón (Oxalufã) e Orixá Ógìyán, o comedor de inhame e rei
de Egigbó (Oxaguiã), se tornaram as suas expressões mais conhecidas.
A
designação de Orixá Fun Fun deve-se ao fato de a cor branca se configurar como
a cor da criação, guardando a essência de todas as demais. O branco representa
todas as possibilidades, a base de qualquer criação. O nome Orisanlá foi
contraído e deu origem à palavra Oxalá, e com esse nome o grande Deus-pai
passou a ser conhecido no Brasil e na Europa. Todos os Orixás Fun Fun foram
reunidos em Oxalá e divididos em várias qualidades das suas duas configurações
principais: Òsálufón, Osagiyan, sendo este último, jovem e guerreiro, filho do
primeiro mais velho e paciente.
Todas
as histórias que relatam a criação do mundo passam necessariamente por Oxalá,
que foi o primeiro Orixá concebido por Olodumaré e encarregado de criar não só
o universo, como todos os seres, todas as coisas que existiriam no mundo.
A
maior interdição de Oxalá é de fato o azeite-de-dendê, que jamais deve macular
as suas roupas, os seus objetos sagrados e muito menos o seu Alá. A única coisa
vermelha que Oxalá permite, é a pena de Ikodidè, prova de sua submissão ao
poder genitor feminino.
O
Alá representa a própria criação, está intimamente relacionado com a concepção
de cada ser é a síntese do poder criador masculino. A sua função primeira já
remete ao seu significado profundo. A ação de cobrir não evoca somente
proteção, zelo, denota a atividade masculina no ato sexual.
No
Xirê, Oxalá é homenageado por último porque é o grande símbolo da síntese de
todas as origens. Ele representa a totalidade, o único Orixá que, como Exú,
reside em todos os seres humanos. Todos são seus filhos, todos são irmãos, já
que a humanidade vive sob o mesmo teto, o grande Alá que nos cobre e protege o
céu.
Características
do filho de Oxalufã:
O
tipo físico de OXALUFÃ é frágil, delicado, friorento, sujeito a resfriados.
Compensa sua debilidade física com grande força moral, e seu alvo a realizar a
condição humana no que tem de mais nobre. É fiel no amor e na amizade. Oxalufã
é o poente.
Características
do filho de Oxaguiã:
O
tipo OXAGUIÃ é um jovem guerreiro combativo. Normalmente tem boa aparência,
pode ser alto, baixo, forte e magro, pois seu arquétipo não o traduz, não é
agressivo nem brutal, teimosos, individualistas e altruístas. Não despreza o
sexo e cultiva o amor livre. É alegre, gosta profundamente da vida, é falador,
brincalhão e ao mesmo tempo tem muita seriedade e não perdoa a Injustiça. Ao
mesmo tempo é idealista, defendendo os injustiçados, os fracos e os oprimidos.
Orgulhoso, gosta da boa briga pela boa causa, às vezes, uma espécie de D. Quixote.
Os seus pensamentos originais geralmente antecipam os da sua época. Ele é o
nascente e o dono das manhãs.
Dia: Sexta-feira
Cor: Branco leitoso.
Simbolo: Opáxoró
Elementos: Atmosfera e Céu
Domínios: Poder procriador masculino, Criação, Vida e Morte
Saudação: Epa Bàbá
Fonte:
Candomblé, A Panela do Segredo
Pai Cido de Osun Eyn - 2000
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